JBB prestigia assinatura de acordo para redução na geração de resíduos
O Jardim Botânico de Brasília participou na quinta-feira (27/06) da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Administração Regional do Jardim Botânico e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico para a implementação e planejamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, denominado Programa Jardim Botânico Lixo Zero. O projeto visa alcançar a meta de redução dos resíduos gerados enviados para aterros sanitários nos próximos anos, sendo 60% dos resíduos secos e 90% dos resíduos orgânicos.
O projeto iniciado pela Zero Waste International Alliance representado pelo Instituto Lixo Zero Brasil é um movimento internacional que tem o objetivo de articular e mobilizar a população para a mudança das práticas de uso de matéria prima e o total aproveitamento dos ciclos naturais e sustentáveis do que é produzido e consumido.
Após reuniões conjuntas com o Centro de Práticas Sustentáveis- CPS/IBRAM, SLU, Administração Regional do Jardim Botânico e moradores e comerciantes da região, foi apresentado e sugerido a meta de se alcançar o selo Lixo Zero. “Alguns condomínios já realizam a coleta seletiva, entretanto, este projeto é algo mais amplo, que abrange uma série de etapas. Uma excelente iniciativa”, ressaltou o administrador do Jardim Botânico, João Carlos Lóssio.
A ideia é promover um conjunto de projetos, ações, atividades e técnicas de inovação que envolvem a comunidade, empresários e o Setor Público para a redução na geração de resíduos sólidos utilizando três eixos: redução, reutilização e a reciclagem do lixo.
Estiveram presentes no evento, o Secretário de Cidades, Gustavo Aires, o Presidente do IBRAM, Edson Duarte, o representante do Serviço de Limpeza Urbana, Márcio Godinho, além de representantes e líderes comunitários.
Com informações da Administração do Jardim Botânico