ADASA inaugura Sistema de Monitoramento de Chuvas Intensas – DF (SIMCURB)

Ontem (19), o Diretor de Biodiversidade do Jardim Botânico de Brasília esteve presente no evento de inauguração do Sistema de Monitoramento de Chuvas IntensaS – DF (SIMCURB), criado pela ADASA em parceria com a CAESB, UnB e o IBRAM. Na ocasião a equipe da Superintendência de Drenagem Urbana da ADASA apresentou as funcionalidades da ferramenta que permite visualizar dados de chuvas registrados em áreas urbanas do DF.

O objetivo do SIMCURB é que as informações geradas determinem ações que promovam melhorias na qualidade dos serviços prestados pela Novacap. A análise dos dados coletados contribuirá para identificação de problemas como o desempenho inadequado dos sistemas de drenagem de águas pluviais urbanas, precariedades na manutenção da rede e alagamentos decorrentes de chuvas acima da média.

A longo prazo, com o registro de séries históricas e com o aprofundamento dos conhecimentos sobre o regime pluviométrico em áreas urbanas, o sistema poderá ser utilizado para apoiar órgãos do governo, como a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, na transmissão de informes e alertas para a população sobre áreas de risco de alagamentos e inundações.

Para o Diretor de Biodiversidade do JBB, o monitoramento das chuvas é importante para entender a recarga hídrica na EEJBB, que abriga 25 nascentes e 4 estações de tratamento  de água abastecendo parte do DF. "Chuvas intensas podem causar danos na unidade de conservação como alagamentos ou erosões, e entender o seu regime e ocorrências contribuem para a atividade de preservação do ambiente e sua biodiversidade", concluiu.

*Com informações da ADASA*