Exposição de arte no Jardim Botânico de Brasília valoriza formas e cores do Cerrado
O Jardim Botânico de Brasília sedia a partir do dia 19 de novembro a exposição de arte e cultura “Arte e Natureza Cerratense ”. Obras de 23 artistas ficarão expostas no Centro de Visitantes até o dia 1 de dezembro com o objetivo de homenagear o Cerrado por meio de mosaicos, pinturas, fotografias, mandalas, esculturas e muito mais.
A diretora-executiva do JBB, Aline De Pieri, ressaltou a importância do evento na valorização do bioma. “O Jardim Botânico é um museu vivo e nada melhor que valorizar nossa fauna e flora com obras de artistas renomados. É sempre um prazer para nós abrigar exposições de arte e cultura”, complementou.
O Cerrado ocupa 22% do território brasileiro e apresenta paisagens de rara beleza. Apesar do clima semiárido, o subsolo da região é rico em água, tanto que é conhecido como o Berço das Águas. Para a curadora da exposição, Fernanda Curado, a proposta é, além de mostrar a beleza do bioma, valorizar os importantes serviços ambientais prestados por ele, tanto economicamente quanto e socialmente. “Belas paisagens, céu de muitas estrelas, amplo horizonte, belos fins-de-tarde, rios e cachoeiras, chapadas, cavernas, pinturas rupestres, cidades históricas, populações quilombolas e usos rurais tradicionais são alguns dos atrativos para o crescimento do turismo no Cerrado”, reforçou.
A coordenadora do evento, a artista Cida Carvalho, destacou a parceria do Jardim Botânico para a realização da exposição. “Hoje o Jardim Botânico recebe muitas pessoas por diferentes motivos e um deles é o amor pelo Cerrado. Entender o bioma e suas adjacências faz com que se crie mecanismos para defendê-lo contra queimadas e sua extinção. Essa exposição acontece como homenagem e também como maneira de conscientizar sobre a importância de sua preservação”, concluiu.
O evento conta com o apoio da Aliança das Mulheres que Amam Brasília que está empenhada em buscar assinaturas para transformar o Cerrado em Patrimônio Histórico. O Manisfesto do Cerrado, coordenado por Cosete Ramos, já conseguiu mais de 5 mil assinaturas.
A abertura da exposição acontecerá no dia 19/11, terça-feira, e é aberta ao público.
Exposição de arte e cultura “Arte e Natureza Cerratense ”
Local: Centro de Visitantes- Jardim Botânico de Brasília
Data: 19/11 a 01/12
Horário: 9h às 17h