Jardim Botânico de Brasília celebra conquistas e Entrega do Novo Herbário Ezechias Paulo Heringer

Neste sábado, 11/11, o Jardim Botânico de Brasília (JBB) celebrou a cerimônia de entrega da obra do novo Herbário Ezechias Paulo Heringer. A solenidade teve início às 9h30, marcando não apenas a conclusão dessa importante instalação, mas também projetos recentemente finalizados, todos destinados a aprimorar a experiência dos visitantes e oferecer condições ideais para pesquisas científicas na área de biodiversidade.

Dentre as autoridades estavam presentes o Diretor Presidente do JBB, Allan Freire, o Deputado Distrital, Thiago Manzoni, o Presidente do Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, Rôney Nemer, a filha do renomado botânico Ezechias Paulo Heringer, Anajulia Heringer, o representante da CAESB, Haroldo Toti, o administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso e o presidente da EMATER-DF,  Cleisson Medas Durval. A presença destas autoridades e profissionais reforça o comprometimento conjunto em prol do desenvolvimento e preservação do Jardim Botânico de Brasília, consolidando-o como um espaço de referência nacional.

O Diretor Presidente do Jardim Botânico de Brasília, Allan Freire, ressaltou a importância da realização da entrega do novo herbário, a presença de cada autoridade, da filha do botânico homenageado e do deputado Thiago Manzoni, que facilitou que a obra em questão e outras entregas fossem realizadas. “Nós não temos nem 4 meses aqui, nessa nova gestão, mas temos entregas significativas, como concluir a obra do Novo Herbário, o Pagamento Eletrônico que não tinha, antes o pagamento era feito em dinheiro, desde 1985. Resolvemos alguns problemas relacionados à acessibilidade, com a inversão do fluxo, assim a via central fica para pedestres, ciclistas e PCD’s. Isso só foi possível graças a todos os servidores que trabalharam com a gente, mas também com parcerias de fora, dentre elas, do meu amigo e deputado, Thiago Manzoni.”

Deputado Distrital, eleito no ano anterior, Thiago Manzoni agradeceu ao Governo do Distrito Federal pelo apoio na entrega do novo herbário e de outras realizações para o Jardim Botânico de Brasília, no qual considera parte da história brasiliense. “Gostaria de fazer um agradecimento especial ao Governo do Distrito Federal, ao governador Ibaneis, ao nosso secretário da Casa Civil, doutor Gustavo Rocha, ao secretário de planejamento, Ney Ferraz. Sem eles, nada disso seria possível. Então certamente continuaremos a fazer parte disso, investindo nessa capital que continua crescendo, continua bonita, recebendo pessoas do Brasil inteiro, e esse Jardim faz parte dessa história, parabéns a cada um de nós!”

Herbário Ezechias Paulo Heringer: Uma Jornada de Preservação e Pesquisa

Fundado em 1984 através da generosa doação de exemplares herborizados pelo renomado ambientalista Prof. Ezechias Paulo Heringer, o Herbário do Jardim Botânico de Brasília (HEPH) tem sido um pilar essencial na preservação da rica flora do Cerrado. Em 1989, o herbário foi indexado no Index Herbariorum pelo Jardim Botânico de Nova Iorque, garantindo sua padronização internacional.

Com um acervo que abrange 38 mil plantas organizadas pelo sistema APG III (2009), o HEPH possui coleções variadas, incluindo frutos e sementes, uma xiloteca com exemplares de madeira, e uma palinoteca com lâminas de pólen. As entregas recentes garantem um espaço moderno e adequado para a preservação dessas coleções, incentivando o desenvolvimento contínuo de pesquisas na área da biodiversidade.

Filha do botânico Ezechias Heringer, Anajulia Heringer, também esteve presente na solenidade e fez questão de destacar a importância do seu pai para a preservação do bioma Cerrado e para construção do legado que deixou. “Hoje é um dia muito especial, pois é uma homenagem ao meu pai. Ele foi um homem simples, botânico dedicado, muito religioso e acreditando muito naquilo que ele fazia. Sua vida foi dedicada ao Cerrado e ele deixou um legado que realmente interfere na vida de cada um de vocês, se hoje temos água potável, Ezechias estava lá, se temos um clima razoável, Ezechias estava lá, ele criou o Parque Nacional de Brasília, a antiga Estação Florestal Cabeça de Veado, a Estação Biológica da UnB e foi um dos criadores da Agronomia na UnB. Então é um orgulho muito grande ser filha do pai.”

Inovação no Pagamento de Ingressos e Acessibilidade Aprimorada

Outro avanço notável é a implementação do Pagamento Eletrônico para os ingressos do Jardim Botânico de Brasília. Anteriormente restrita ao pagamento em dinheiro, a nova opção oferece comodidade aos visitantes, que agora podem pagar a taxa de R$ 5,00 por pessoa tanto em dinheiro quanto no cartão de débito.

Além disso, o JBB concluiu a primeira etapa do Projeto de Acessibilidade, realocando a pista destinada ao fluxo de veículos para atender exclusivamente pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência (PCDs). Esta medida visa facilitar a circulação e promover a inclusão de todos os visitantes.

Confira a seguir novo fluxo:


Compromisso com a Conservação: Entrega do Plano de Manejo

O Plano de Manejo da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília, é um instrumento de gestão com a finalidade de apresentar a Unidade de Conservação para o público em geral, divulgando seus atributos naturais, condições de conservação da flora e da fauna da região, atividades em desenvolvimento, como também as propostas de manejo para a manutenção e perpetuidade dos atributos naturais da Estação.

Com essas importantes entregas, o Jardim Botânico de Brasília reafirma seu compromisso com a preservação da biodiversidade, o avanço da pesquisa científica e a promoção da acessibilidade. Essas iniciativas refletem não apenas a história rica do JBB, mas também sua visão de um futuro sustentável e inclusivo para todos os visitantes, pesquisadores e frequentadores do local.

Confira todas as fotos clicando aqui!