Jardim Botânico de Brasília participa e da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Nesta terça-feira, 17/10, o Diretor Executivo do Jardim Botânico de Brasília – JBB, Allan Freire, juntamente com a Superintendência do Centro de Excelência – Saulo IzidórIo, Superintendência Técnico-Científica – Cristiano Monteiro e a equipe técnina do JBB, participaram da abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – DF.
A Semana, que iniciou no dia 16/10, segunda-feira, é organizada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia – MCTI com o objetivo de movimentar a população acerca da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
Na solenidade estavam presentes diversas autoridades de destaque, tais como a Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva; a Ministra do Estado da Saúde, Nísia Trindade Lima; o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; o Ministro de Estado das Comunicações no Brasil, Juscelino Filho; a Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e demais autoridades.
A Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, enalteceu, em sua fala, a ciência dos povos indígenas, povos tradicionais e a ciência moderna que tanto faz o mundo se desenvolver. “A ciência dá suporte para grandes transformações mas também é a base para grandes alertas.”
Já Luciana Santos, Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, também exaltou a ciência em sua declaração. “A ciência não é uma coisa distante de nós, não é algo complicado. Nós queremos que as pessoas fiquem próximas do fazer científico […]; popularizar a ciência é uma chave para mudança no mundo e também para enfrentar o negacionismo.”
O Jardim Botânico de Brasília participa da Semana desde 2007, com demonstrações acerca das pesquisas que são desenvolvidas, informações sobre a fauna e a flora do local, com o intuito de apresentar para sociedade todas as contribuições ciêntíficas e seus progressos.