Jardim Botânico será palco de espetáculo sobre os quatro elementos

O Jardim Botânico de Brasília recebe entre os dias 23 e 31 de agosto e 15 de setembro o espetáculo Sonhares no Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses). A proposta é levar o público a vivenciar experiências sensoriais a partir da abordagem de temas como memória, imaginação, morte, ancestralidade, através do estímulo aos sentidos, tendo como fios condutores os elementos água, terra, fogo e ar. Serão quatro tendas, quatro atrizes, e o público faz um percurso pelos espaços que podem ser vistas independentemente umas das outras ou que podem compor um grande mosaico poético.

As apresentações acontecerão sempre às 20h e é preciso ficar atento em algumas questões: o acesso será feito, obrigatoriamente, em ônibus disponibilizado pela produção. O ônibus sairá do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul (pela W-2). No caso de espectadores que decidirem ir por conta própria, deverão estacionar na entrada privativa do Jardim Botânico, onde se juntarão aos demais expectadores para um trajeto de cerca de 5 minutos. Não será permitida a entrada de veículo particular.  (Veja os detalhes abaixo, em Serviço).

Cena Contemporânea

“A água e os sonhos”, livro de Gaston Bachelard, que investiga a substância das imagens poéticas e a imaginação da matéria, atuou como propulsor das pesquisas do coletivo Teatro do Instante para a criação do espetáculo que faz sua estreia dentro da programação do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília.

O grupo teatral busca experimentar a interação interdisciplinar entre linguagens e suportes artísticos – corpo, dramaturgia contemporânea, música e novas mídias. A ideia é propiciar experiências sensoriais para que o espectador ative memórias, amplie campos imaginativos e gere um fluxo entre abordagens individuais e coletivas.

Teatro do Instante

O Teatro do Instante é um coletivo de investigação cênica de Brasília que completou 10 anos de atividade em fevereiro de 2019. Neste período criou vídeos, performances e sete espetáculos. O grupo está ligado às pesquisas institucionais da Poéticas do Corpo da Universidade de Brasília – UnB, que reúne pesquisadores brasilienses em artes cênicas.

Nesta perspectiva o grupo já viabilizou a vinda de artistas do teatro O Bando (Portugal), além de Carlos Simioni (Lume, SP), Matteo Bonfitto (Unicamp, SP), Alba Lírio (Yoga da Voz, RJ), Toshi e Ciça Ohno (Seitai-ho, SP), dentre outros. Com esses intercâmbios, a produção artística do grupo vai ganhando consistência, constância e maturidade, o que fortalece o cenário cultural local.

Ficha Técnica

Direção Artística: Rita de Almeida Castro

Codireção: William Ferreira

Dramaturgia: O grupo

Colaboração Dramatúrgica: Valéria de Castro

Consultoria Artística: Giselle Rodrigues

Elenco: Alice Stefânia, Ana Borges, Carmen Mee, Deborah Dodd e Natália Solorzano

Produção musical e Sound Design: Felipe Castro Praude e Glauco Maciel

Cenógrafo e Figurinista: Roustang Carrilho

Colaboração Artística: Kênia Dias

Arte Computacional: Carlos Praude

Desenho de Luz: Moisés Vasconcelos

Preparação Vocal: Ana Borges

Fotografia: Diego Bressani

Design gráfico: Christus Nóbrega

Assessoria de Imprensa: Objeto Sim

Coordenação de Produção: Produção Executiva e Coordenação de Produção: Guilherme Angelim (Guinada Produções)

 

Serviço

Data: dias 23, 24, 25, 30 e 31 de agosto e 15 de setembro

Local: Centro de Excelência do Cerrado (espaço Cerratense) no Jardim Botânico de Brasília. Horário: 20h

Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00

LOTAÇÃO MÁXIMA DE 35 PESSOAS POR SESSÃO

Informações: (61) 3349.3937

IMPORTANTE: O acesso ao local do espetáculo será feito, obrigatoriamente, em ônibus disponibilizado pela produção. O ônibus sairá do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul (pela W-2) impreterivelmente às 19:25h (recomenda-se chegar com antecedência mínima de 10 minutos). Durante o trajeto do ônibus, o espectador poderá experimentar vivência com arte tecnologia através do uso de óculos de realidade virtual (óculos 3D). No caso de espectadores que decidirem ir por conta própria, deverão estacionar na entrada privativa do Jardim Botânico até às 19:45h e aguardar a chegada do ônibus, onde se juntarão aos demais expectadores para um trajeto de cerca de 5 minutos. Não será permitida a entrada de veículo particular no Jardim Botânico. Proibido fumar nas dependências do Jardim Botânico.