JBB participa de 74º Congresso Nacional de Botânica

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) marcou presença no 74º Congresso Nacional de Botânica (CNBot), realizado em Brasília, entre os dias 9 e 15 de novembro, com a participação ativa de seus biólogos e botânicos, que apresentou temas de grande relevância para a conservação da flora do Distrito Federal.



A bióloga Maria Rosa Zanatta apresentou o trabalho intitulado "A caminho da primeira lista vermelha de plantas do DF" , destacando o processo e as metodologias para a criação de uma lista vermelha das plantas ameaçadas do Distrito Federal, ferramenta essencial para a conservação da biodiversidade regional.


A bióloga e botânica Priscila Rosa participou do Simpósio de Myrtaceae , um evento que promoveu uma troca de conhecimentos sobre essa importante família de plantas com grande representatividade no Cerrado e de grande relevância para a flora nativa brasileira.


Já o biólogo Bruno Tinti apresentou a pesquisa "Avaliação preliminar dos efeitos do ácido Naftalenoacético (ANA)", regulador de crescimento vegetal. Sua exposição abordou os primeiros resultados sobre o impacto desse composto no desenvolvimento de diferentes espécies vegetais.


A participação dos biólogos do JBB no CNBot reflete o compromisso da instituição com a pesquisa e a conservação da biodiversidade, promovendo o avanço do conhecimento científico e fortalecendo estratégias para a preservação da flora do Cerrado.


Além das apresentações realizadas no Congresso, as equipes do Jardim Botânico de Brasília (JBB) receberam os congressistas para uma visita ao Jardim, proporcionando uma experiência enriquecedora que incluiu uma visão abrangente das ações de conservação e manejo da flora conduzidas pela instituição. No Espaço Ciência, os participantes tiveram acesso à exposição realizada em parceria com o Núcleo de Ensino e Botânica da Sociedade Botânica do Brasil, que exibiu materiais didáticos desenvolvidos para aprimorar o ensino de botânica nas escolas. Essa iniciativa, aliada à visita guiada, permitiu que os visitantes conhecessem de perto o trabalho técnico-científico do JBB, bem como os projetos de preservação ambiental e ações educativas em andamento.