JBB realiza a terceira etapa da retirada de resíduos sólidos da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília
Hoje (29/07), a Gerência de Preservação, o Núcleo de Monitoramento e Controle e o Núcleo de Combate aos Incêndios, com apoio da Brigada Pronto Emprego IBAMA/PREVFOGO-DF, realizaram a terceira etapa da retirada de resíduos sólidos da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília.
O trabalho foi executado ao longo da divisa da Estação Ecológica com a DF 001, totalizando 4,6 km. Foram retirados principalmente sacos plásticos e embalagens de isopor que, descartados de forma incorreta tendem a ser levados pelo vento até a Estação Ecológica.
Um terço do lixo gerado nas residências é composto por embalagens e cerca de 80% das embalagens são descartadas depois de usadas apenas uma única vez. O plástico é um dos materiais mais produzidos no lixo doméstico e um dos resíduos que mais agridem o meio ambiente levando, em média, 400 anos para se decompor liberando gases tóxicos que afetam o solo, a água, o ar, animais e causam doenças nas pessoas.
A equipe realizou, também, a poda de árvores na localidade, ação que visa facilitar o deslocamento das viaturas em caso de incêndios florestais, o monitoramento e a fiscalização das áreas.