JBB realiza cerimônia em comemoração aos 38 anos e Dia Internacional das Mulheres

Com a missão de constituição e manutenção de coleções de plantas, desenvolvimento de pesquisa, educação ambiental e lazer orientados para a conservação da biodiversidade, o Jardim Botânico de Brasília é predominantemente composto por vegetação do Cerrado, em excelente estado de conservação, que pode ser apreciado nas trilhas interpretativas abertas à visitação pública. Por conta dessa característica, é conhecido como o “Jardim do Cerrado” sendo o primeiro Jardim Botânico do mundo a ter uma coleção de plantas in situ.

Inserido no Cerrado e responsável pela preservação e conservação deste bioma, o JBB possui área de 5 mil hectares, com uma flora de mais de 1.800 espécies, representando 45% da flora do Distrito Federal, e cerca de 500 espécies de fauna, incluindo animais ameaçados como o lobo guará (Chrysocyon brachyurus), a onça parda (Pantera onca) e o tatu canastra (Priodontes maximus).

Inaugurado no dia 8 de março de 1985, o Jardim Botânico de Brasília comemora hoje 38 anos de conservação, proteção de espécies nativas do Cerrado, trabalhos de conscientização ambiental e importantes descobertas, além das pesquisas em prol da preservação do bioma.

Para celebrar a data, o Jardim Botânico realizou nesta quarta-feira (8/3), a cerimônia oficial do seu 38° aniversário e comemoração do Dia Internacional das Mulheres, com a presença de autoridades do Governo do Distrito Federal. Estiveram presentes o Secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, a Diretora Executiva da Fundação Nacional de Amparo ao Trabalhador Preso, Deuselita Pereira, a Reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, a Secretária Executiva de Relações Internacionais, Renata Zuquim e o Diretor Adjunto da Fundação Jardim Zoológico, José Carlos Lopes, entre outros.

Durante o evento foi celebrado o Termo de Compromisso com a Universidade do Distrito Federal para implantação da Escola Superior do Cerrado no JBB. Houve a entrega do Certificado Agente Ambiental aos colaboradores da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso, e ainda a doação da obra Catedral do Cerrado produzida pela artista têxtil, Bianca Barbosa, seguida do plantio de um Ipê Rosa (Tabebuia pentaphylla) em homenagem às mulheres.

Na ocasião a Diretora Executiva do Jardim Botânico, Aline De Pieri, discursou sobre a importância do dia 8 de março, o Jardim Botânico de Brasília e sua missão de conservação. “Hoje é um dia muito especial para nós, quando comemoramos o Dia Internacional das Mulheres e o aniversário do JBB”, comemorou. “Posso dizer para todos do amor e comprometimento que temos pelo Jardim Botânico e lembrar das lutas diárias para proteger os 5.000 hectares de Cerrado que constituem esta Unidade de Conservação, com fauna e flora preservados, mantendo o JBB como um dos três jardins botânicos categoria “A” do Brasil, concluiu.

Após o discurso da Diretora Executiva do JBB, os convidados da cerimônia foram agraciados pelas belas palavras do Secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes. “Assim como as mulheres precisam ser respeitadas e valorizadas, cada vez mais, o mesmo ocorre com o meio ambiente. Nesse desafio diário, talvez só os nossos netos, no futuro, terão a compreensão ampla do que foi construído”, afirmou o secretário. “Precisamos agora fazer o dever de casa. Dialogar de forma ampla para mostrar que Unidades de Conservação como o Jardim Botânico de Brasília devem ser preservadas e convencer que o meio ambiente não se contrapõe ao desenvolvimento. Essa equação não é fácil, mas estou disposto a enfrentar o desafio e conto com o esforço de todos”, concluiu.

Uma grande conquista para este dia tão importante ao Jardim Botânico de Brasília e a todos pesquisadores e ambientalistas foi a assinatura do Termo de Compromisso da implantação da Escola Superior do Cerrado para o Distrito Federal no JBB, onde será ofertado o curso de Gestão Ambiental. A Reitora pro tempore da Universidade do Distrito Federal, Simone Beck, antes da assinatura do Termo falou sobre a importância do JBB. ”Desde 2018 o JBB, na minha vida pessoal, como professora da Secretaria de Educação do DF, tem sido um bom encontro. O Jardim Botânico de Brasília é um patrimônio mundial. Pela sua extensão, pela sua variedade, principalmente, por estar aqui e por ser berço do Cerrado”, pontuou.

Para que o JBB se mantenha conservado e cuidado, além dos servidores, o Jardim Botânico conta com o 20 reeducandos da FUNAP-DF. Como forma de agradecimento por todo apoio e trabalho realizado, a Diretora Executiva do JBB e a Diretora Executiva da FUNAP-DF, Deuselita Pereira, fizeram a entrega de Certificado de Agente Ambiental aos reeducandos. “Quero que a experiência adquirida aqui no JBB sirva para toda a vida e que possam sair e levar esse conhecimento e se reencontrar na sociedade. Agradeço a vocês que tornaram o Jardim Botânico ainda mais bonito”, enfatizou Aline De Pieri.

A Diretora da FUNAP aproveitou para agradecer a oportunidade que o JBB está dando aos reeducandos. “É muito bom esse abraço ao reeducando. Muito obrigada Aline por esta oportunidade. São 20 famílias que estão sendo amparadas e abraçadas. São 20 pessoas que terão a oportunidade de retornar para a sociedade como cidadão de bem e colaborar muito com o Estado”, agradeceu.

Na Cerimônia, o Jardim Botânico de Brasília foi presenteado com um lindo artesanato da artista têxtil, Bianca Barbosa. A obra denominada Catedral do Cerrado, que é um projeto inspirado em uma das arquiteturas marcantes de Brasília e na fauna e flora do Cerrado, foi criada artesanalmente com o intuito de promover a conscientização e preservação do Cerrado além de enaltecer o artesanato brasiliense. ”A minha arte me emociona”, afirmou Bianca.

Após a solenidade realizada no Salão de Exposições, os convidados se dirigiram ao Jardim Evolutivo do JBB para realizar plantio de um Ipê Rosa (Tabebuia pentaphylla) em homenagem às mulheres. A cerimônia finalizou no Orquidário Margaret Mee com um brunch e entrega de presente às mulheres.