JBB capacita alunas de Viveiricultura do Instituto Federal de Brasília

O Jardim Botânico de Brasília recebeu nesta segunda-feira (24/06) alunas do curso de Viveiricultura do Instituto Federal de Brasília, campus de São Sebastião. O projeto de extensão é voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e a proposta é, além de oferecer a oportunidade de formação profissional a essas alunas, dar instrumentos para que se empoderem no enfrentamento à violência doméstica.

O superintendente de Conservação do JBB, Elton Baia, acompanhou as alunas no viveiro localizado dentro da unidade e mostrou como são os processos para produção de mudas desde a coleta das sementes, passando pelo armazenamento e transplante e posterior plantio.

O objetivo do curso, que está na terceira edição, é encorajar essas mulheres a empreender e oferecer uma alternativa para que elas incrementem suas rendas familiares. As estudantes aprendem, por exemplo, a cultivar mudas de plantas ornamentais, muito utilizadas em projetos paisagísticos, e medicinais, para aproveitar o conhecimento tradicional dessas comunidades.

Robson Caldas de Oliveira, diretor Geral do IFB, disse em entrevista à Rádio EBC que as aulas promovem mudanças profundas e mostram às mulheres que é possível construir uma rede de apoio para o enfrentamento à violência. “Um dos aspectos mais importantes do curso é o empoderamento feminino. Muitas começam os estudos desacreditadas e saem com outras perspectivas e valorizadas como cidadãs. Temos muitos casos de estudantes que após a conclusão desse curso partem para o ensino superior”, complementou.

Berçário

Um viveiro de plantas ou “berçário de plantas” é um campo ou uma parcela de terra reservada para a multiplicação e para a cultura de árvores, arbustos e plantas vivazes, até que se tornem aptas para serem transplantadas ou comercializadas.

No JBB existem viveiros para produção de mudas, principalmente de espécies de Cerrado, de cactos e suculentas, e em breve, será instalado um espaço apenas para plantas ornamentais.