O Jardim Botânico de Brasília está em processo de Revisão do Plano de Manejo

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) está realizando a revisão do plano de manejo com o intuito de manter atualizados os dados referentes a Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília (EEJBB) bem como traçar metas e objetivos claros e bem definidos para a gestão da Unidade de Conservação pelos próximos anos. Vale ressaltar que o documento é um instrumento legal que rege a UC, portanto, a excelência na criação do plano de manejo é de suma importância por auxiliar nas tomadas de decisão.

O manejo de uma UC implica na elaboração e compreensão do conjunto de ações necessárias para a gestão eficiente e para o uso sustentável dos recursos naturais nas atividades no interior da unidade e, em áreas do entorno, de modo a conciliar os diferentes tipos de usos com a conservação da biodiversidade.

O plano de manejo é um documento criado a partir de estudos e diagnósticos  com base nas questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam uma Unidade de Conservação e a região onde está inserida, incluindo medidas para promover a integração da UC à vida, estabelecendo normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo de seus recursos naturais, visando minimizar os impactos negativos sobre a unidade. Uma das ferramentas mais importantes do plano de manejo é o zoneamento. 

A missão do JBB é a constituição e a manutenção de coleções de plantas, desenvolvimento de pesquisa, educação ambiental e lazer orientados para a conservação da biodiversidade. O plano de manejo criado e revisado pelos servidores desta unidade auxilia de forma eficiente todas as tomadas de decisões importantes, o que leva o Jardim Botânico de Brasília a cumprir sua missão todos os anos.