O Orquidário Margaret Mee reabre para visitação com novidades
No último sábado (11) o Orquidário Margaret Mee foi reinaugurado recebendo visitantes e convidados para celebrar este grande dia. O orquidário do Jardim Botânico de Brasília nunca esteve tão lindo.
Localizado na área de visitação, o Orquidário Margaret Mee compõe o Projeto de Paisagismo do Jardim Evolutivo. A edificação projetada em madeira abriga coleções de orquídeas e possibilita ao visitante conhecer um pouco destas plantas.
Nos últimos meses o orquidário esteve em reforma para readequação das instalações, com um novo projeto de paisagismo. Além da revitalização do prédio do orquidário, a equipe da Superintendência de Conservação do Jardim Botânico de Brasília, realizou um belo trabalho de renovação dos jardins próximos ao orquidário.
Para o Superintendente de Conservação do JBB, Elton Baia, foi desafiador ter que começar do zero o projeto da reforma do orquidário e surpreendente o resultado. “Quando se tenta buscar referências de orquidários no Brasil, poucos são aqueles que têm projeto paisagístico interno bem definido, uma vezque o foco fica apenas nas orquídeas. O paisagismo interno do Orquidário Margaret Mee foi pensado com referência ao ambiente nativo de ambientes tropicais e, em especial, do Cerrado, de modo que, as orquídeas ficassem em evidência diante da decoração sem haver competição visual.”, concluiu.
O Jardim Botânico de Brasília agradece a equipe da Superintendência responsável pelo belo trabalho de revitalização e aos colaboradores e parceiros que contribuíram com o sucesso da reinauguração.
Para a Diretora do JBB, Aline de Pieri, a revitalização do prédio e um novo paisagismo para o local era um desejo que hoje está concretizado. "O Jardim Botânico de Brasília merece e hoje nós temos um dos orquidários mais bonitos do Brasil", concluiu.
Na reinauguração do Orquidário Margaret Mee, o JBB contou com a presença da artista plástica e mosaicista Cida Carvalho.
Em 2020, Cida presenteou o Jardim Botânico de Brasília com uma bela obra em mosaico que, com milhares de pedacinhos de cerâmicas, formam as orquídeas do campo, Cattleya walkeriana.
O mosaico, desde então, se encontra no orquidário compondo o paisagismo.
As orquídeas
Na reabertura do Orquidário as orquídeas deram um show. Oespaço está aberto à visitação expondo uma coleção de 450 orquídeas de 15 espécies diferentes. É uma explosão de cores, tamanhos, formas e aromas.
Algumas das espécies encontradas no orquidário são: Vanda, Cattleya walkeriana, Phalaenopsis, Dendrobium, Denphal, Epidendroideae, Cymbidium, Laelia, Spathoglottis sp, Bulbophyllum falcatum, Oncindiuns.
O orquidário se encontra aberto à visitação de terça-feira a domingo, de 9h às 16h. Esperamos você!