Jardim Botânico celebra Dia Mundial da Água com atividade em trilha ecológica

Na sexta-feira, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, instituído pela ONU em 1993, e o Jardim Botânico de Brasília preparou uma ação muito especial para conscientizar o público sobre a importância da preservação e da gestão sustentável dos recursos hídricos.

A ideia do JBB é promover uma atividade lúdica para os funcionários da empresa responsável pela limpeza da unidade e para um grupo de 40 alunos da rede pública do Distrito Federal. A equipe da Educação Ambiental levará os participantes para um passeio dentro da trilha ecológica da nascente do Córrego Cabeça de Veado, com duração de 50 minutos, para apresentar uma das 25 nascentes localizadas em toda a área do jardim e na Estação Ecológica.

Todos os aspectos da fauna e da flora do Cerrado serão matéria-prima para os educadores demonstrarem a necessidade do uso consciente da água, pois o elemento é fonte fundamental para manter o equilíbrio de todos os ecossistemas.

Recentemente, o Distrito Federal enfrentou uma grave crise hídrica e a população viveu durante um ano e cinco meses sob racionamento. O nível do principal reservatório, o Descoberto, chegou a 5,3% de sua capacidade nos momentos mais críticos.

“Viver com restrição de água é a maneira mais drástica de conscientizar a população sobre a necessidade de preservarmos esse bem tão precioso. Por meio da educação ambiental, no entanto, podemos mostrar que pequenas atitudes são capazes de transformar o meio ambiente. Cada um de nós é responsável e capaz de contribuir, de forma positiva, para o consumo adequado da água”, reforçou a diretora do JBB, Aline De Pieri.

Outra informação importante e que será destaque durante a ação é que Jardim Botânico abriga mananciais que abastecem a região do Lago Sul, condomínios e Mangueiral. Por isso o trabalho desenvolvido dentro da Estação Ecológica é fundamental, não só para promover a conservação de espécies nativas do bioma Cerrado, como também desenvolver ações de Educação Ambiental junto às comunidades do entorno.

Dados da ONU

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas, 40% da população mundial vive com escassez de água. Além disso, 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes que não são protegidas.

Estimativas mais otimistas são de que a disponibilidade de água no mundo para consumo humano (lagos, rios e reservatórios) é de 0,77%. Boa parte da água existente no planeta (97,5%) é salgada e o restante é de difícil acesso, armazenado em geleiras e reservatórios subterrâneos.

Diante desses números, é preciso buscar soluções para garantir o abastecimento principalmente diante das mudanças climáticas, do crescimento populacional, da contaminação e do desperdício.