Permacultura

Atualizada em 11 de Novembro de 2024

A unidade de Permacultura, contígua ao Jardim de Cheiros, demonstra um sistema de produção planejado, onde a natureza trabalha em seus vários ciclos. A ideia é representar um dos princípios fundamentais da Permacultura, que diz que tudo está interligado.

No Jardim, os visitantes observam as plantas, seus sistemas cíclicos e evolutivos, discutem conexões estabelecidas no desenho e disposição das plantas em seus ambientes naturais e jardins planejados.

Para a construção da unidade de Permacultura utilizou-se técnicas de bioconstrução, uma modalidade da arquitetura e da construção civil que reúne tecnologias milenares e inovações recentes, a fim de garantir a sustentabilidade não só do processo construtivo, mas também do período pós-ocupação.

A unidade do Jardim Botânico de Brasília (JBB) foi construída de forma participativa, por meio de oficinas educativas com crianças e multiplicadores, sob a supervisão do Instituto de Permacultura (IPOEMA), financiada pela Companhia de Abastecimento de Água e Esgoto de Brasília (CAESB).

O espaço é  uma unidade metodológica auto-interpretativa. Todos os elementos agregados ao processo construtivo são destacados sob o ponto de vista da sustentabilidade ecológica. Seu entorno agrega um quintal agroflorestal e uma unidade de captação de água da chuva para abastecimento do espaço, que atualmente é utilizado pelos educadores ambientais para promoção de encontros e exposições de arte.

gallery