Fauna Cerrado
Atualizada em 11 de Novembro de 2024
O Jardim Botânico de Brasília (JBB), pela sua escala que totaliza 5 mil hectares de Cerrado em excelente estado de conservação, abriga uma diversidade de fauna que inclui animais de topo de cadeia, a exemplo da onça parda registrada pelas lentes dos pesquisadores que atuam na área.
As Gerências de Preservação e Combate a Incêndios e a de Monitoramento e Controle do JBB vêm trabalhando em parceria desde abril de 2013 e atuando em projetos relacionados à preservação da fauna silvestre, auxiliando nas atividades de Educação Ambiental.
Alguns projetos estão em andamento e outros em fase de elaboração, a saber:
- Monitoramento dos médios e grandes mamíferos no Jardim Botânico de Brasília (JBB) e da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília (EEJBB).
- Atualização da lista de aves do Complexo Conservacionista do JBB e da EEJBB.
- Monitoramento e controle de animais domésticos no interior do JBB e da EEJBB.
O JBB apresenta uma fauna abundante e diversificada, composta por espécies raras ou ameaçadas de extinção, tais como: tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), jaguatirica (Leopardus pardalis), lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), ouriço-caixeiro (Coendou prehensilis), águia-chilena (Geranoaetus melanoleucus); além de espécies endêmicas como gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus) e papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops).
Além do trabalho desenvolvido pelas Gerências, o JBB mantem parcerias com outros órgãos na realização de solturas e reintrodução de animais silvestres capturados no entorno da Unidade de Conservação.
Foi assinado termo de reciprocidade com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga (CECAT), com a finalidade de ampliar as pesquisas referentes a fauna e flora do Bioma Cerrado.