Centro de Excelência do Cerrado

Atualizada em 11 de Novembro de 2024

O Centro de Excelência do Cerrado – Cerratenses, é uma instalação do Jardim Botânico de Brasília (JBB) criado com o intuito de fortalecer a pesquisa e a disseminação de informações referentes ao Bioma Cerrado.

Sua localização, no ponto mais alto do JBB, foi definida no Plano Diretor para manter a função do antigo Mirante como posto de observação para a fiscalização e detecção de focos de incêndio.

A sua construção foi fruto de uma compensação ambiental, processo nº 391.001.154/2012, proveniente da implantação do Jardins Mangueiral, investimento no valor de R$ 3.120.549,06.

O projeto assinado pelos arquitetos Roberto Lecomte, Catarina Macedo e Samuel Pinheiro Guimarães, inspirou-se em formas orgânicas da natureza como os espirais, a sequência de Fibonacci e os ninhos dos pássaros do Cerrado.

O partido arquitetônico adotado criou espaços dinâmicos e modulados para abrigar diferentes temas relacionados ao Bioma, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa e difusão de conhecimento acerca do Cerrado.

O edifício, inaugurado em 2015, conta com a Biblioteca do Cerrado, auditório, seis salas de escritório, um mirante, banheiros e espaços para exposições. Alguns espaços estão disponíveis para aluguel. Clique aqui para saber mais.