Horto Medicinal
Atualizada em 10 de julho de 2025
O Horto Medicinal Linda Styer Caldas é a menor trilha do Jardim Botânico de Brasília, com cerca de 345 metros de distância, ideal para uma leve caminhada e observação de um ambiente natural de Cerrado. Está inserido em uma densa área de Cerrado, próximo ao Centro de Visitantes, e conta aproximadamente com 100 espécies medicinais nativas identificadas, que há séculos generosamente oferecem suas propriedades alimentando e curando os homens e animais.
A coleção foi idealizada pelo Jardim Botânico de Brasília (JBB) em 1997, e para a sua implantação, os técnicos do JBB buscaram na literatura informações para o conhecimento e uso terapêutico da ampla variedade de espécies nativas do Cerrado. O nome da trilha é em homenagem à pesquisadora Linda Caldas, professora emérita da Universidade de Brasília, fundadora do Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais na UnB (1972), tornando-se uma das pioneiras nesse tipo de pesquisa no Brasil.
É uma trilha que possui acessibilidade, uma vez que o percurso é pavimentado. Além disso, possui várias entradas e saídas, e permite acesso à Alameda das Nações, proporcionando uma experiência ainda mais rica de conexão com a natureza em demais espaços do Jardim Botânico de Brasília.