Jardim Botânico recebe visita do secretário de Meio Ambiente, José Sarney Filho

A equipe do Jardim Botânico de Brasília recebeu nesta sexta-feira (15/02) a visita do secretário de Meio Ambiente do DF, José Sarney Filho, para apresentar as demandas da unidade como reformas e revitalizações de espaços físicos e intensificação da fiscalização na Estação Ecológica e recuperação de áreas degradadas.

A diretora do JBB, Aline De Pieri, destacou as ações já realizadas desde o início do ano, como limpeza e nas áreas de visitação e a retomada do projeto Alameda das Nações e Estados, que tem o objetivo de mostrar aos visitantes um pouco da biodiversidade e valores culturais dos cinco continentes por meio de projetos paisagísticos.

“Nossa proposta é valorizar o Jardim, mostrando a riqueza do Cerrado e atraindo ainda mais visitantes para a nossa unidade. O JBB é um museu a céu aberto e naturalmente já encanta pelas belezas naturais. Mas sabemos que é preciso melhorar a nossa estrutura para tornar a experiência ainda mais enriquecedora”, complementou Aline.

José Sarney Filho reforçou que não medirá esforços para promover melhorias no Jardim Botânico e trazer o que há de melhor para a unidade. “Quero ser o maior parceiro do JBB e ajudar a implantar os projetos necessários para mostrar aos turistas do Brasil e do mundo a grandeza dessa unidade”, adiantou.

Aline De Pieri citou outras necessidades imediatas do JBB, como a modernização e expansão do sistema de irrigação, construção de novas estufas para a área de exposição, com flores ornamentais, suculentas entre outras, construção da Casa do Pesquisador, para abrigar pesquisadores interessados em desenvolver estudos no JBB, e veículos de transporte para visitantes e instalação de internet com cabo de fibra ótica. As reformas do mirante da área do picnic, Espaço Ciência e parque infantil também foram citadas.

“Existe a área aberta ao público, que demanda investimentos, pois é nosso cartão de visita, mas a Estação Ecológica também exige um trabalho intenso durante todo o ano. Recebemos centenas de pesquisadores justamente por sermos referência em preservação”, explicou.

Outra sugestão da diretora é a implantação de uma loja de suvenir no JBB. “Podemos fazer parcerias com artesãos locais para divulgar nosso jardim. Todo mundo que passa por aqui quer levar uma lembrança personalizada”, reforçou Aline.

A diretora aproveitou a oportunidade para convidar o secretário para as comemorações do aniversário do Jardim Botânico, que completa 34 anos no dia 8 de março. Na programação estão incluídas atividades culturais e educativas para crianças e adultos e a inauguração da Escola Superior do Cerrado, que oferecerá cursos de graduação e pós-graduação.