Jardim Botânico de Brasília realiza Blitz Educativa junto a outros órgãos

Nesta quarta-feira (5/6), como parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2024, organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA-DF), o Jardim Botânico de Brasília, realizou a Blitz Educativa do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio Florestais do DF (PPCIF-DF).

A ação tem o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a proibição e os perigos da queima de lixo e restos de poda, que são as principais causas de incêndios florestais no DF. Além disso, alerta sobre os riscos desses incêndios não só para a biodiversidade do Bioma Cerrado, como também para a saúde humana.

O Diretor de Biodiversidade do JBB, Estevão Fernandes, ressaltou a importância da ação e do seu objetivo dentro da Semana do Meio Ambiente: "É uma Blitz Educativa que traz essa mensagem de prevenção ao fogo no Cerrado, e a gente sabe que uma das principais causas de destruição desse bioma são os incêndios, provocados principalmente pelo homem e que podem causar devastações muito grandes."

Diego Miranda, Gerente de Preservação do JBB, destacou que a Blitz Educativa promove a conscientização das pessoas que geralmente moram próximas às Unidades de Conservação. “A ação é importante porque gera uma sensibilidade ambiental e faz com que as pessoas evitem o uso do fogo próximo a esses locais, haja vista que 95% dos incêndios são de causa antrópica e com esse tipo de ação a gente diminui recorrentemente os números de incêndios.”

O que é uma Blitz Educativa?

Diferente da Blitz convencional que é realizada por autoridades da Polícia Militar e do Detran que tem o intuito de fiscalizar, na Blitz Educativa os veículos são parados, com apoio do Departamento de Estradas e Rodagens – DER/DF, para que seja realizada uma conversa educativa com os motoristas.

Allan Freire, Diretor Presidente do JBB, elogiou a ação em conjunto com à SEMA-DF, enfatizou a receptividade da população durante a Blitz e o valor desse tipo de atividade para o Dia Mundial do Meio Ambiente. “Muito legal essa ação que estamos realizando aqui junto à SEMA, tem uma recepção grande da população, até por envolver crianças e pela importância do tema. Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e a gente precisa pensar nessa conscientização, visto que essa missão de cuidar do meio ambiente não é só dos órgãos ambientais mas de toda população […]. Não podemos terceirizar essa responsabilidade, porque os danos causados afetam a todos nós.”

Carolina Schubart, Coordenadora do Plano de Proteção e Combate a Incêndios Florestais do DF (PPCIF), reitera sobre o valor da ação, hoje em sua terceira Blitz Educativa executada neste ano. “A Blitz tem fundamental importância para evitar a ocorrência de incêndio florestal não apenas na região do Jardim Botânico, mas também de toda a APA Gama e Cabeça de Veado.”

Entidades e autoridades que participaram da ação: estudantes da Escola Classe do Jardim Botânico, Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal – SEMA/DF, Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE,Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Marinha, Batalhão de Polícia do Meio Ambiente – BPMA, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF e Departamento de Estradas e Rodagens – DER/DF.

Todas as fotos estão disponíveis aqui!