Brasil sedia Conferência Internacional sobre incêndios florestais
Com o objetivo de discutir soluções para a redução dos focos de incêndios florestais, será realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a 7ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (Wildfire). Esta é a primeira vez que um país da América Latina sedia o evento, realizado a cada quatro anos, com a proposta de reunir profissionais de todas as nacionalidades ligados ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais para trocar experiências e debater sobre políticas públicas, pesquisa, manejo do fogo, além de promover um fórum internacional para fortalecer as habilidades individuais das nações na redução dos impactos dos incêndios sobre a vida humana e o meio ambiente. A primeira edição da conferência ocorreu em 1989, nos Estados Unidos e Austrália, Espanha, Canadá, África do Sul e Coreia do Sul também já foram palco das discussões sobre o assunto.
O Wildfire 2019 acontecerá entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O evento é voltado para tomadores de decisão, autoridades, técnicos, pesquisadores e brigadistas e abre espaço para que empresas, instituições de pesquisa e especialistas exponham novas tecnologias, produtos e métodos para manejo do fogo e controle de incêndios florestais.
Interessados em apresentar trabalhos na conferência sobre temas relacionados aos impactos do fogo em comunidades, recursos e ecossistemas em diversas regiões do mundo já podem submeter resumos à organização do evento.
O prazo para envio de conteúdo termina em 26 de abril. No Dia Nacional do Meio Ambiente (05/06), será divulgada a lista dos trabalhos selecionados.
O tema deste ano é: Frente a frente com o fogo em um mundo em mudanças: redução da vulnerabilidade das populações e dos ecossistemas por meio do Manejo Integrado do Fogo
Datas importantes:
26/04/2019 – fim do prazo para a submissão. Os resumos recebidos após essa data não serão aceitos.
05/06/2019 – resultado da avaliação dos resumos encaminhados.
Orientações sobre elaboração e envio dos trabalhos:
https://www.ibama.gov.br/wildfire2019-submissoes-resumo