Competências
Atualizada em 10 de abril de 2025
DIRETORIA EXECUTIVA – DIEX: é a unidade responsável pela gestão estratégica do Jardim Botânico de Brasília – JBB, incluindo sua administração, representação política e social, e formulação de diretrizes ambientais. Suas principais atribuições envolvem o planejamento, supervisão e coordenação das atividades institucionais, o acompanhamento de projetos junto a órgãos governamentais, a articulação com entidades nacionais e internacionais, e a promoção da conservação ambiental e educação ecológica. Além disso, compete à unidade comunicar as inciativas do JBB e assegurar a eficiência de suas ações, em alinhamento com as políticas públicas do Distrito Federal.
ASSESSORIA JURÍDICA – ASJUR: tem a responsabilidade de assessorar juridicamente a Diretoria Executiva – DIEX e as demais unidades do Jardim Botânico de Brasília – JBB, prestando orientação jurídica em conformidade com a legislação e a normatização vigentes. Suas principais atribuições envolvem a emissão de pareceres sobre questões legais referentes ao JBB; a análise prévia de atos normativos, contratos, convênios e demais ajustes inerentes às atividades do JBB; o monitoramento de mudanças na legislação que possam impactar o órgão; bem como prestar informações e elaborar defesas em cumprimento a decisões judiciais.
ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO – ASPLAN: compete o planejamento e controle de ações relacionadas à gestão estratégica, além da elaboração e acompanhamento do Plano Plurianual (PPA) e da proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA), em colaboração com a unidade de orçamento e finanças. É responsável por monitorar programas e projetos estratégicos, subsidiando a implementação do planejamento estratégico governamental e garantindo o alinhamento com as orientações do governo.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – ASCOM: é responsável por gerenciar a relação com a imprensa, elaborando e divulgando comunicados, atendendo jornalistas e criando oportunidades para a cobertura de eventos. Também monitora e arquiva notícias relevantes, atualiza o site institucional e as redes sociais, além de promover a imagem do JBB junto ao setor turístico e buscar parcerias para atividades culturais. Além disso, organiza o calendário de eventos, coordena programações e representa a Diretoria Executiva em solenidades, apresentando relatórios periódicos sobre suas atividades.
OUVIDORIA – OUV: é o canal de comunicação e acesso à informação entre os cidadãos e a administração. O propósito é o de aproximar a sociedade da administração pública e dar a transparência necessária aos atos governamentais, fortalecendo o controle social da gestão pública. Tem como finalidade fortalecer a participação social na gestão do JBB ao consolidar um meio institucional complementar de proteção de seus direitos e legítimos interesses, individuais e coletivos. Buscamos soluções para as questões levantadas, além de oferecermos informações gerenciais e sugestões aos gestores, visando o aprimoramento da prestação dos serviços.
SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL – SUAG: é responsável por planejar, dirigir, coordenar, supervisionar e controlar a execução setorial das atividades administrativas essenciais ao funcionamento da instituição. Suas competências abrangem a gestão documental, tecnologia da informação, transporte, atendimento ao usuário, gestão de pessoas, almoxarifado, administração de materiais e recursos patrimoniais, além da administração orçamentária, financeira, de compras, contratações e convênios.
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO – SUGEC: é responsável por sistematizar e disseminar informações científicas de interesse do Jardim Botânico de Brasília (JBB), apoiar a captação de recursos e articular-se com instituições governamentais e não governamentais para projetos técnico-científicos. Também coordena e divulga publicações científicas, como a Revista Heringeriana, gerencia os acervos das bibliotecas do JBB (Digital do Cerrado, Centro de Excelência e Infanto-Juvenil), formula políticas de gestão de acervos bibliográficos, promove a divulgação científica e a popularização do conhecimento em articulação com redes e instituições parceiras, além de apoiar a política de preservação e conservação ambiental do Distrito Federal e coordenar atividades de educação ambiental.
SUPERINTENDÊNCIA DE CONSERVAÇÃO – SUCON: responsável pela revitalização e manutenção do Jardim Botânico de Brasília, esta superintendência assegura a conservação das instalações e dos espaços naturais. Sua atuação se destaca na produção de mudas, abrangendo tanto espécies nativas do Cerrado quanto exóticas, contribuindo para a diversidade vegetal e a sustentabilidade do JBB. O trabalho contínuo mantém trilhas, jardins e demais estruturas em excelente estado, proporcionando um ambiente seguro e agradável para todos. Além disso, são realizados serviços de roçagem e limpeza, prevenindo o crescimento desordenado da vegetação e mitigando riscos ambientais.
SUPERINTENDÊNCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA – SUTEC: responsável tanto pela condução de pesquisas científicas quanto pela implementação de ações voltadas à gestão ambiental. Suas atribuições incluem, além da conservação da biodiversidade, a gestão da fauna, o monitoramento ambiental, a prevenção e combate a incêndios florestais, bem como a execução de atividades técnicas que asseguram a proteção e recuperação dos ecossistemas do Cerrado. A SUTEC também desempenha um papel fundamental na geração e disseminação do conhecimento científico, promovendo iniciativas de educação ambiental e contribuindo para a sustentabilidade do bioma.