Jardim Botânico de Brasília é palco do “Brasília Zen” no Dia das Mães

2ª edição do evento teve programação especial voltada para o corpo e mente

Nos dias 11 e 12 de maio, o Jardim Botânico de Brasília foi palco de um evento singular, a 2ª edição do Brasília Zen – Fortalecendo Corpo e Mente. Sob o lema de inclusão e foco especial nas mulheres, o evento ofereceu uma série de atividades com o objetivo de promover o bem-estar e a autoestima.

O evento contou com 12 oficinas e 6 palestras que foram ministradas na Praça do Relógio do Sol e no Centro de Exposições do JBB. Temas como coragem, mudança de comportamento, força interior e práticas físicas como Tai chi chuan e pilates foram explorados. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer plantas medicinais, aprender sobre o cultivo de orquídeas e desfrutar de uma caminhada sensorial de 800 metros pelo Bioma Cerrado, conduzida pela Ana Beatriz, uma de nossas educadoras ambientais.

Um destaque especial foi reservado para as mulheres que integram projetos da Secretaria da Mulher e que foram vítimas de violência. Para garantir sua privacidade e conforto, essas mulheres não foram identificadas e desfrutaram de um sábado repleto de atividades revitalizantes, incluindo meditação guiada e uma palestra com o tema "Renascer depois da Dor".

Uma das novidades desta edição foi a parceria com a Emater-DF para a realização de uma Feira Rural. Quinze produtoras rurais tiveram a oportunidade de expor seus produtos, com a garantia de que todo o lucro seria integralmente delas, promovendo assim o empoderamento econômico das mulheres do campo.

O Diretor Presidente, Allan Freire, presente nos dois dias do Brasília Zen, elogiou o evento e agradeceu às autoridades que ajudaram em sua execução, também enfatizou o andamento de projetos de melhorias para o JBB."Quero agradecer a oportunidade dada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que nos deu a missão de cuidar desse Jardim, e também a Secretária da Mulher, Giselle Ferreira, pelo apoio. Temos muito para fazer aqui e para melhorar, temos um projeto já em andamento para fazer a nova portaria, fizemos a inversão no fluxo, o que melhorou a acessibilidade, hoje já é possível o pagamento via pix, tudo isso para que os usuários venham aqui e desfrutem dessa beleza."

O encerramento da solenidade foi de forma lúdica e inspiradora:  As crianças presentes no local foram surpreendidas por meio de um encontro com monstros, princesas, heróis e personagens de animes, graças à presença de dez cosplayers que realizaram performances envolventes, proporcionando muita alegria e registros fotográficos. Para finalizar, um grupo de tambores orientais, Daiko, fechou o evento.

Confira todas as fotos clicando aqui!