Jardim Botânico de Brasília participa do aceiro com uso do fogo na APA Gama Cabeça de Veado

A ação preventiva ocorre anualmente durante o período de seca e faz parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF-DF)

Com o objetivo de proteger o Cerrado contra riscos de incêndios florestais, entre os dias 15 e 16 de julho, das 08h às 17h, foi realizado o aceiro com uso do fogo na Área de Preservação Ambiental (APA) Gama Cabeça de Veado. A ação ocorreu na faixa de domínio da DF 001, próxima ao balão de acesso ao Portão 2 da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília. Esta medida integra o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF-DF), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA).

Estevão Fernandes, Diretor de Biodiversidade do JBB, ressalta o valor da ação para proteção do Cerrado: "O aceiro com uso de fogo é justamente porque essa vegetação já é queimada, ela tem essa característica de que, ao removê-la, no caso, queimando ela, você não terá outra vegetação naquele local durante um período que possa incendiar novamente, então se garante a proteção a nossa Estação Ecológica." 

Nesta ação as instituições participantes são: Jardim Botânico de Brasília (JBB), Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA), Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília (UnB), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Marinha, Ala 01 da Aeronáutica, PREVFOGO/IBAMA e Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental (IBRAM).

O que é um aceiro?

Se trata de uma faixa criada ao longo de uma área que serve como uma barreira física que impede a passagem de fogo. Essa abordagem oferece versatilidade, segurança e controle facilitado, permitindo adaptação às variáveis do comportamento do fogo, como condições meteorológicas e topográficas, além de possibilitar a fuga da fauna. 

É importante salientar que é uma ação controlada e não um incêndio florestal.

Presente em seu quinto aceiro, o Gerente de Preservação do JBB, Diego Miranda, salienta todo trabalho executado antes do aceiro com uso do fogo: "Essa é a quarta parte das ações preventivas desenvolvidas pelo PPCIF, com apoio da SEMA-DF, e possui a participação de diversas instituições que estão diretamente ou indiretamente ligadas aos incêndios. No caso do JBB e da Estação Ecológica, além da Blitz Educativa, dos aceiros mecânicos, roçagem nos locais mais suscetíveis ao regime do fogo e também das capacitações ofertadas pelo PPCIF e pelo JBB em parceria com outras instituições, agora, para completar o cronograma anual, foi executado aceiro com uso do fogo na região da APA."

Confira a seguir algumas fotos do aceiro deste ano. 

15.07 a 16.07 - Aceiro com Uso do Fogo