Jardim Botânico prepara programação especial para a Semana do Meio Ambiente

O Jardim Botânico de Brasília está preparando uma programação muito especial para o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho. As comemorações terão início na terça-feira, dia 4, e seguirão até domingo, dia 9, com atividades culturais, recreativas e esportivas.

As primeiras atividades acontecerão entre os dias 4 e 6 de junho e serão as oficinas de compostagem, construção com barro e minhocário. A equipe da Educação Ambiental vai ministrar os mini cursos para estudantes de escolas públicas, servidores terceirizados do JBB e outros interessados previamente inscritos como uma forma de estimular as práticas nas residências. O objetivo é dar uma melhor destinação dos lixos orgânicos e, assim, contribuir para o meio ambiente.

A oficina de compostagem será no dia 4 e ensinará o processo de reciclagem do lixo orgânico, que transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural e pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O processo também contribui para a redução do aquecimento global. Só em 2015, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, foram geradas cerca de 32 milhões de toneladas de resíduos orgânicos no Brasil, o que equivale a 88 mil toneladas de lixo diário. Todo este material quando entra em decomposição, seja nos lixões ou aterros sanitários, gera o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa.

A oficina de construção com barro será outra atividade imperdível e acontecerá no dia 5. A proposta, segundo os educadores do Jardim Botânico, é construir um banco com utilização de materiais como terra, pedras, fardos de palha, bambu, tocos de madeira e outros.

A última oficina ocorre no dia 7 e ensinará os participantes a fazer um minhocário, que é um sistema de reciclagem do lixo orgânico caseiro, com minhocas transformando restos de alimento em adubo. Esse processo acontece dentro de caixas plásticas cheias de terra, onde as “operárias” fazem a digestão dos resíduos e geram um húmus superfértil.

As inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo email ascom@jbb.df.gov.br. Veja os detalhes dos horários de datas no serviço abaixo.

Expresso do Cerrado

A equipe da Educação Ambiental também acompanhará os passeios do trenzinho Expresso do Cerrado durante o fim de semana (dias 8 e 9), levando informações sobre a importância da preservação do meio ambiente e o trabalho desenvolvido na Estação Ecológica do Jardim Botânico.

O passeio sai do Centro de Visitantes e vai até o Centro de Excelência do Cerrado, o Cerratenses.  A capacidade é de 40 pessoas e a lotação é por ordem de chegada.

Feira do Mel

No sábado e domingo, o Jardim Botânico de Brasília receberá a 29ª Feira do Mel. O evento é uma oportunidade de divulgar a Cadeia Produtiva da Criação de Abelhas no DF e promover o acesso a produtos de qualidade feitos por produtores regionais, estimulando o consumo e hábitos saudáveis de alimentação.

Segundo os organizadores, a feira também promove conscientização sobre a importância e a sustentabilidade das abelhas como agentes polinizadores. Os visitantes poderão ver de perto um Meliponário (criatório), com Abelhas Regionais Nativas Sem Ferrão e haverá uma Unidade Móvel totalmente equipada para realização do Processamento do Mel dos Favos.

Atividades físicas

O pessoal do DV na Trilha também estará no JBB para o pedal quinzenal no sábado, dia 8. O projeto é uma ação social voltada a pessoas com deficiência visual. Os voluntários e ciclistas fazem o percurso usando bicicletas tandem com capacidade para dois atletas. O objetivo é preparar e capacitar a pessoa com deficiência para participar de trilhas, passeios e competições de mountain bike e ciclismo, além de ser uma oportunidade de promover uma atividade física ao ar livre, em contato com a natureza, possibilitando amplas condições de integração, inclusão social, lazer e melhoria da qualidade de vida. Saiba mais sobre o projeto acessando o site: http://www.dvnatrilha.com.br/

Programação

Além da Feira do Mel, haverá exposições e venda de flores como orquídeas e suculentas. A Emater-DF também estará presente na programação do fim de semana, com produtores rurais locais e grande diversidade de mercadorias, incluindo orgânicos. Isso sem falar nas comidinhas e exposição do GAT (Grupo Ambientalista do Torto) com equipamentos utilizados no combate aos incêndios florestais.

O Corpo de Bombeiros também confirmou presença e vai expor os caminhões de combate ao fogo para alegria da criançada que visita o JBB.

No domingo, o fechamento da programação contará com um mutirão de limpeza às margens da DF-001.

Serviço:

Semana do Meio Ambiente no JBB

4 de junho

Oficina de compostagem: 14h

5 de junho

Construção com barro: 14h

6 de junho

Oficina de Minhocário: 9h

8 e 9 de junho:

Trenzinho do JBB: 10h, 11h30, 14h, 15h30.

Feira do Mel

Feira e exposição de flores e outros produtos orgânicos

Comidinhas