Revista Heringeriana do JBB tem regulamento oficial publicado
Publicada em 10 de dezembro de 2025
O Jardim Botânico de Brasília (JBB) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal, o regulamento oficial da Revista Heringeriana, periódico científico da instituição dedicado à divulgação de pesquisas sobre biodiversidade, conservação e temas relacionados ao Cerrado. A Portaria nº 87, que aprova o regulamento, foi publicada em 5 de dezembro de 2025, consolidando diretrizes e procedimentos que passam a orientar a gestão editorial e o funcionamento da revista.
Criada em 1994 como Boletim do Herbário Ezechias Paulo Heringer e transformada em revista científica em 2007, a Heringeriana tem papel essencial dentro do JBB. A existência de uma publicação científica estruturada e ativa é um dos requisitos previstos na Resolução CONAMA nº 339/2003, que estabelece normas para criação e funcionamento dos jardins botânicos no Brasil.
Ter um periódico científico ativo contribuiu diretamente para que o Jardim Botânico de Brasília conquistasse a categoria A (o nível mais alto da classificação nacional) após atender a 16 requisitos obrigatórios. Com isso, o JBB passou a ser reconhecido como o 4º Jardim Botânico mais completo do Brasil, sendo o único entre os 12 jardins botânicos avaliados em 2012 na categoria C que avançou de classificação.
Priscila Rosa, Diretora de Gestão do Conhecimento do JBB, destaca a importância da revista e sua contribuição para o meio científico: “A Heringeriana é a primeira revista científica sobre Biodiversidade da região Centro-Oeste. Esse ano publicamos artigos de instituições de pesquisas de norte a sul do país, com informações muito ricas, e esses dados nos ajudam a entender o panorama de conservação e equilíbrio para a biodiversidade em níveis mais altos.”
O novo regulamento estabelece, de forma detalhada, a missão da revista, seus objetivos científicos, o fluxo editorial, as atribuições específicas de cada membro do corpo editorial e os procedimentos de avaliação por pares. O documento também define orientações sobre preservação digital, idiomas aceitos, política editorial, diretrizes éticas e a estrutura da Comissão de Publicações (COMPUB/JBB), responsável pela deliberação e aprovação das ações vinculadas ao periódico.
Com a formalização das normas, a Heringeriana passa a operar com maior clareza e transparência em seus processos, aumentando a integridade científica, fortalecendo a visibilidade dos estudos publicados e garantindo condições para maior inserção em bases de indexação nacionais e internacionais. Assim, o regulamento reafirma o compromisso do JBB com a produção e disseminação do conhecimento, reforçando o papel do órgão como referência científica e institucional para o Cerrado.



