Revista Heringeriana publica dois artigos

A Revista Heringeriana publicou dois novos artigos. O primeiro aborda a alelopatia de Hymenaea stigonocarpa (Jatobá-do-Cerrado), que é a influência do jatobá na germinação, crescimento e desenvolvimento de outras plantas. Na publicação é discutido o potencial alelopático das raízes de plântulas do jatobá na germinação e crescimento inicial das espécies invasoras, capim-colinião (Megathyrsus maximus) e corda-de-viola (Ipomoea triloba) e da cultivada, gergelim (Sesamum indicum). O artigo aborda também o efeito fitotóxico do extrato aquoso das suas raízes de jatobá em sementes germinadas de trigo (Triticum aestivum), usando o percentual de inibição do seu crescimento. Esse artigo foi publicado em parceria entre professores, pesquisadores e alunos do Laboratório de Termobiologia L.G. Labouriau, Laboratório de Alelopatia Alfredo Gui Ferreira e Laboratório de Farmacognosia, todos da Universidade de Brasília (UnB).

O segundo artigo publicado trata da dieta da Coruja-buraqueira (Athene cunicularia). Predadora generalista e oportunista, ela se alimenta, principalmente, de invertebrados, como insetos e pequenos vertebrados, como roedores e cobras. O artigo mostra que a Coruja-buraqueira é predadora de cobras como Oxyrhopus rhombifer, Phalotris mertensi e Oxyrhopus cf. trigeminus. A publicação mostra ainda que apesar da ausência de uma cor de aviso, os viperídeos são presas perigosas para as aves devido à sua toxina altamente venenosa e podem causar ferimentos aos predadores, como perda ou garras quebradas, danos aos olhos e penas de vôo. O estudo foi realizado por alunos e pesquisadores do Laboratório de Relações Solos-Vegetação, Laboratório de Anatomia Comparada dos Vertebrados, Laboratório de Fauna e Unidades de Conservação, da Universidade de Brasília e o Instituto Nacional da Mata Atlântica.

Acesse os links abaixo e saiba mais sobre as publicações:

http://revistas.jardimbotanico.ibict.br/index.php/heringeriana/article/view/917954/259

http://revistas.jardimbotanico.ibict.br/index.php/heringeriana/article/view/917956/260

Sobre a Revista Heringeriana

A Heringeriana é a revista científica do Jardim Botânico de Brasília (JBB) que publica semestralmente artigos científicos originais, monografias taxonômicas, checklists comentados, notas científicas e opiniões em diversas áreas de biodiversidade. Todos os tipos de estudos em biodiversidade são considerados, incluindo taxonomia, fisiologia, ecologia e etnobiologia.

Publicado desde 1994, a princípio como “Boletim do Herbário Ezechias Paulo Heringer” e, a partir de 2007, como Revista Heringeriana, a publicação é uma homenagem a Ezechias Paulo Heringer, botânico pioneiro no Distrito Federal que além de propor a criação do Parque Nacional de Brasília, ajudou na implantação do Parque Zoobotânico de Brasília, na criação da Reserva Biológica de Águas Emendadas, Estação Experimental de Agricultura Cabeça-de-Veado, Parque do Gama e o Parque do Guará, que hoje recebe o nome de Parque Ecológico Ezechias Paulo Heringer. Devido ao seu esforço de coleta, também teve seu nome homenageado em 35 espécies novas.

Para ter acesso ao conteúdo e às normas de publicação da Revista Heringeriana, acesse o site da revista:

http://revistas.jardimbotanico.ibict.br/