Você sabe o que a área da Fauna do JBB faz?

No Jardim Botânico de Brasília o trabalho constante na área da fauna é  realizado pelos servidores afim de monitorar e registrar a ocorrência das espécies, realizando ações de educação ambiental e de preservação e combate a incêndios florestais. 

Pensando nisso e nas várias dúvidas que podem surgir a respeito do trabalho da fauna, fizemos perguntas para entendermos mais acerca das responsabilidades. Confira:

1 – Quais espécies de fauna são encontradas no JBB e como elas contribuem para o ecossistema local?
O Jardim Botânico conta com o registro de cerca de 500 espécies em sua fauna, contando mamíferos, aves, répteis e anfíbios, cada uma ocupando seu nicho e contribuindo para o equilíbrio do ecossistema, por exemplo na polinização e dispersão de sementes, predação e controle populacional. 

2 – Como é realizado o manejo e conservação da fauna no JBB para promover a biodiversidade?

O manejo e a conservação da fauna são realizados na forma de atividades de monitoramento, tanto por armadilhas fotográficas quanto pela busca ativa, registro de rastros como pegadas e fezes e retirada de espécies exóticas invasoras. 

3 – Quais desafios o JBB enfrenta em relação à conservação da fauna e como são abordados?

Os maiores problemas estão relacionados à ocupação territorial em áreas próximas à EEJBB, causando mais atropelamentos e diminuindo os corredores ecológicos, a presença de pessoas não autorizadas dentro da EEJBB, podendo afetar o comportamento dos animais e a ocorrência de incêndios florestais. Para tanto, a equipe técnica monitora e registra a ocorrência das espécies de fauna, realiza ações de educação ambiental e de preservação e combate a incêndios florestais. 
4 – O JBB promove a educação ambiental relacionada à fauna? De que maneira as atividades educativas estão integradas ao conhecimento sobre a vida selvagem?

Sim, os atendimentos em educação ambiental costumam abordar a presença da fauna nativa no JBB, seu papel e importância no meio ambiente, principalmente no Cerrado. O Espaço Ciência tem diferentes mostruários: Fotos; animais taxidermizados e ossadas e pegadas para ilustrar a diversidade de fauna no JBB. 


5 – Existem iniciativas de pesquisa científica focadas na fauna? Quais são os principais objetivos e resultados alcançados?

As pesquisas em andamento provêm de diversas instituições e abordam varidedades de tópicos, incluindo taxonomia, ecologia, entre outros.

6 – Qual a dimensão de área de preservação ambiental do JBB? 

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) e a Estação Ecológica do JBB (EEJBB) preservam aproximadamente 4.900 hectares de Cerrado, proporcionando suporte à diversidade da fauna local.


 

Cuidar da fauna é uma tarefa primordial para o Jardim Botânico de Brasília, além da conscientização através da educação ambiental, também realizamos constantemente o monitoramento de toda a área. Portanto, ressaltamos a importância de não permitirmos a presença de animais de estimação durante as visitas ao JBB, pois eles ser contaminados com doenças da fauna silvestre ou mesmo trazer enfermidades da cidade para nossa fauna.

Nossa Norma de Conduta proíbe a entrada de objetos que possam prejudicar o patrimônio ambiental. Em caso de descarte de tais materiais estes podem ser ingeridos pelos animais locais, causando ferimentos ou até mesmo sua morte.

É por esses e outros motivos que contamos com a colaboração de todos os visitantes e frequentadores ao utilizarem os espaços do JBB. Dessa forma, seguimos com a missão de "preservar e manter o bioma cerrado, com educação ambiental e manutenção das espécies da flora e fauna do cerrado, para a população do Distrito Federal e entorno."