Atualizada em 10 de abril de 2025
Orientações importantes para o registro de Denúncia, Sugestão, Elogio e Solicitação e informações no sistema Participa-DF:
Acessar o site: www.participa.df.gov.br
1º passo – Verifique quantas manifestações você deseja registrar. Lembre-se que em cada registro deve ser informado apenas um assunto e mesmo que os assuntos sejam parecidos, cada demanda deverá ter um protocolo. Essa medida é necessária, porque assim cada demanda será encaminhada ao órgão responsável pelo tema e facilitará o seu acompanhamento e o tratamento da demanda.
2º passo – Confira se o assunto que você escolheu está listado entre as opções, caso não esteja, tente se aproximar o máximo possível do assunto de seu interesse.
3º passo – Escreva um texto que esteja relacionado com o assunto escolhido, caso o relato seja diferente do assunto, o encaminhamento da sua manifestação poderá ser prejudicado e a demanda será encerrada por inconsistência de informações.
4º passo – Detalhe o máximo possível e informe:
• Quem são as pessoas envolvidas (nomes, apelidos etc);
• Quando ocorreu o fato (data, horário, ocorreu uma única vez, sempre ocorre etc);
• Onde é o local do fato (especifique informando o máximo de detalhes de localização e pontos de referência);
• Como ocorreu o fato (você presenciou ou foram terceiros que presenciaram);
• Há algum tipo de prova a ser apresentada para anexar à manifestação (tem filmagens, fotos e nomes de testemunhas para indicar).
Atenção: Para solicitação de serviço, elogio, sugestão e informação, é necessária a identificação do demandante.
Orientações importantes para o solicitar informações no sistema Participa/DF:
Acessar o site: www.participa.df.gov.br
1º passo – Leia atentamente os Manuais do Usuário e conheça os procedimentos que devem ser adotados para fazer sua solicitação.
2º passo –Faça seu cadastro no sistema. Na própria tela de cadastro, você irá escolher seu nome de usuário e senha de acesso. Pronto! Você está apto a fazer o seu pedido de informação.
3º passo – Acesse o sistema com seu nome de usuário e senha, preencha o formulário de solicitação de pedido e guarde o seu número de protocolo. Ele também será enviado para o seu e-mail.
Acompanhe seu Pedido:
• Acesse o sistema com seu nome de usuário e senha;
• Consulte o andamento da sua solicitação usando o seu número de protocolo ou um dos filtros do sistema;
• Você receberá um e-mail se a sua solicitação tiver o prazo prorrogado ou for reencaminhada.
Obtenha a sua resposta
Sempre que possível, a resposta será dada da forma de sua preferência: por meio eletrônico ou por busca/consulta no próprio órgão (que pode ter custos ou não).